quarta-feira, 14 de maio de 2014

O eletricista Força e Controle



Vou citar abaixo, várias definição para esta qualificação que ainda carece tanto de profissionais.


O Eletricista de Força e Controle é um profissional habilitado para atuar junto à área industrial no segmento de processos industriais e, assim como o eletricista montador, está envolvido na função de prover energia elétrica a diferentes pontos de um empreendimento. Exerce suas atividades nas áreas de montagem de painéis e quadros de distribuição, efetuando o pré start-up e realizando medições de grandezas elétricas, para verificação de conformidade com normas técnicas e procedimentos de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) dentro das necessidades da indústria de petróleo e gás.
Pré start-up são ações realizadas para dar condições adequadas ao start-up (acionamento e energização das máquinas para o processo de produção). Visam à verificação e adequação do funcionamento de cada dispositivo montando em campo, como, subestações, salas de máquina do sistema de refrigeração, ar comprimido, sistemas de geração de vapor ou aquecimento de fluído térmico, de geração de energia elétrica, entre outros, assim como suas conexões elétricas e mecânicas. O objetivo é oferecer condições de operação as máquinas ou equipamentos.
É o Eletricista de Força e Controle que executa a montagem de painéis e quadros de distribuição, caixas de fusíveis e outros instrumentos de comandos, encaixando e ajustando as peças através de ferramentas apropriadas. Seu trabalho é complementar ao do eletricista montador, já que é ele que faz a ligação de todas as partes que compõem o sistema elétrico (preparadas pelo eletricista montador) levando corrente elétrica ao mesmo (alimentando todos os circuitos).
Este profissional deve estar apto a identificar e interpretar projetos de instalações elétricas (esquemas, gráficos, plantas, fluxogramas e diagramas elétricos), realizar a montagem dos sistemas elétricos e orientar sobre o funcionamento e operação dos equipamentos elétricos.
É exigido desse profissional o conhecimento sobre as normas de segurança inerentes a profissão, como, por exemplo, a NR-10 (Norma Regulamentadora nº 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade). Seu trabalho deve ser executado sempre em conformidade com a necessidade de serviço e de acordo com o procedimento qualificado, normas técnicas e observando padrões de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.
O trabalho do Eletricista de Força e Controle pode ser executado em diversos ambientes abertos ou fechados, como oficinas, galpões industriais, plantas industriais em solo (refinarias, estaleiros etc.) ou em alto mar (plataformas marítimas). Por isso, fica exposto as diversas condições meteorológicas durante seu expediente (sol forte, baixa temperatura, chuvas, ventos, umidade). Está sujeito também a ruídos, ao manuseio de elementos cortantes, choques elétricos e movimentação de materiais, ferramentas e equipamentos. Por esses motivos, é obrigatória a utilização de EPI (equipamento de proteção pessoal) enquanto realiza suas funções. 
Para trabalhar com essa ocupação é preciso ter um nível de instrução mínimo equivalente ao ensino médio (ou 2º grau completo) e sua aprendizagem pode ocorrer por intermédio de cursos de qualificação profissional.
Segundo o PROMINP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás), um Eletricista de Força e Controle tem como conceito fundamental, fornecer conhecimentos necessários e indispensáveis para a atuação nas atividades de Interpretação e execução das montagens das instalações elétricas, conforme as-built, e a instalação de equipamentos elétricos participando do processo de start-up, antecedendo o processo de manutenção. Busca também instrumentalizar o profissional, para que o mesmo desempenhe melhor sua função, sempre buscando o crescimento nas relações de trabalho dentro da estrutura da empresa.


 Guia de profissões: Eletricista de Força e controle
  • Executar a montagem de painéis e quadro de distribuição, caixas de fusíveis e outros instrumentos de comandos, encaixando e ajustando as peças através de ferramentas apropriadas.
  • Confeccionar caixas apropriadas para derivação de fiação elétrica, montar as tubulações, instalar fios e colocar braçadeiras de fixação.

Fontes : http://www.prominp.com.br/prominp/pt_br/categorias-profissionais-para-industria-p-g/cm-eletricista-de-forca-e-controle-8.htm
 http://portal.prominp.com.br/prom/detalharCurso.do?id=6359&idEstado=54
 http://www.dgabc.com.br/rodadadepalestras/GuiaProfissoes/Detalhe/9837/eletricista-forca-e-controle
 
 
 


Um comentário:

  1. Eletricista de Força e Controle faz a mesma coisa que o Eletricista Industrial e o Eletricista de Manutenção Industrial ?

    ResponderExcluir