quarta-feira, 14 de maio de 2014

A primeira cidade a ter energia elétrica no Brasil




A implantação de energia elétrica ocorreu na era de Dom Pedro II, no ano 1883. Com uma termoelétrica a vapor, a primeira cidade que recebeu o serviço foi Campos de Goytacazes, localizada no norte do Rio de Janeiro. 
Por ter sido uma cidade de grande importância, e também de conter uma usina termoelétrica, a cidade de Campos Goytacazes foi a primeira cidade a receber energia elétrica do Brasil e da América Latina.
No período colonial, a cidade foi referência econômica e política para o Brasil. O município também teve relevância para o movimento abolicionista no país.
O serviço foi inaugurado em 1883, pelo o imperador Dom Pedro II. Com uma usina termoelétrica a vapor,e com a potência de 52kw, fornecia energia para 39 lâmpadas de duas mil velas cada.
Além de ter sido o primeiro município a receber iluminação pública, Campos de Goytacazes foi um dos primeiros municípios a embarcar voluntários para a guerra do Paraguai, em 1865.

Por · 22 de abril de 2012

 Em junho de 1883, D. Pedro II inaugurou o primeiro serviço de iluminação pública municipal da América do Sul, que contava com energia elétrica, em Campos (RJ). Historicamente, Campos é também a terceira cidade no mundo a possuir a energia elétrica. Esse serviço dispôs originalmente de um pequeno motor a vapor, três dínamos e 39 lâmpadas de 2000 velas cada uma, mas funcionou com algumas interrupções, motivadas por defeitos na rede distribuidora.


Fontes :  http://www.mundointerativo.com.br/2012/04/22/a-primeira-cidade-a-ter-energia-eletrica-no-brasil/


2 comentários: